Durante os vários dias em que decorrerá o evento, Viseu é a cidade eleita para nos acolher e proporcionar uma experiência única, tanto no campo competitivo como no campo da confraternização.

Viseu é a cidade capital de distrito, situada na província da Beira Alta, na região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, e é igualmente sede de diocese e de comarca.

Em anteriores estudos, Viseu foi considerada uma das cidades europeias com maior qualidade de vida, sendo ainda, por diversas vezes, considerada a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida.

Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018

Em 2018, somos #viseufolk!

No coração da Beira Alta, abrimos as portas com a hospitalidade que nos define e convidamos todos a visitar e a viver este destino de charme, com fortes tradições e histórias que atravessam gerações.

Neste ano especial, Viseu é anfitriã do maior festival europeu de folclore, o EUROPEADE, em julho. Mais de 5 mil participantes, provenientes de cerca de 30 países, reúnem-se para dançar e cantar as suas histórias, raízes e etnografia. À boleia deste grande acontecimento, também nós celebramos o melhor da nossa identidade e prometemos renovados motivos para visitar a “Melhor Cidade para Viver”.

Resgatamos histórias e contos do baú, desvendamos mitos e lendas, damos palco às danças e aos cantares tradicionais, percorremos trilhos naturais, damos a provar sabores únicos e apresentamos ao mundo a exclusividade do nosso artesanato.
Há mais de 80 anos que Viseu ostenta o título de “Cidade-Jardim da Beira”. Do Parque Aquilino Ribeiro, no coração da cidade, ao imenso pulmão verde que é a Mata do Fontelo, há recantos em todo o concelho que reclamam um repouso ainda que breve. É o caso de Várzea de Calde. Desafiamo-la/o a visitar este local ímpar, não perdendo de vista a Barragem de Várzea de Calde e os típicos espigueiros, eiras, lagaretas e moinhos da aldeia, desfrutando, também, de um “percurso de natureza” pela Ribeira de Várzea e de uma visita à Casa de Lavoura e Oficina do Linho.

Conhecida pelo seu vasto património religioso, a cidade de Viseu oferece a todos os visitantes belos exemplares arquitetónicos. A imponente Catedral de Viseu, edificada nos inícios do século XII, guarda o primeiro claustro renascentista de Portugal e um acervo rico de arte sacra. Ao lado, a Igreja da Misericórdia ostenta na fachada a majestosidade Barroca e no seu interior um órgão de tubos da segunda metade do século XVII. Numa visita às várias igrejas e capelas, é de observar marcas importantes como pinturas, retábulos e painéis de azulejos.

Também os Museus de Viseu estão repletos de história(s) e segredos para desvendar, da tradição da Casa de Lavoura e da Casa da Ribeira à interatividade do Museu do Quartzo. Do ambiente contemporâneo da Quinta da Cruz à narrativa do Museu Almeida Moreira e do novo Museu de História da Cidade, que inaugura a 18 de maio de 2018. Das descobertas da Coleção Arqueológica e do Museu de Silgueiros à aprendizagem no Centro de Monitorização (CMIA). Da grandiosidade do Museu Nacional Grão Vasco, à preciosa arte sacra do Tesouro da Sé e do Tesouro da Misericórdia.

De 17 a 20 de Maio, acolhemos todos os que rumam à cidade-jardim para participar nos Campeonatos Nacionais Escolares. Neste que é um “Município Amigo do Desporto”, valorizamos e saudamos os atletas de todas as idades e modalidades.
Durante estes dias, Viseu recebe, também, o primeiro evento da agenda vinhateira anual que junta provas de vinho ao ar livre, espetáculos, gastronomia, workshops, música, animação juvenil e um roteiro com mais 30 obras de arte urbana para percorrer, é o “Festival de Street Art Tons da Primavera”. O Mercado 2 de Maio, no coração do centro histórico, é o epicentro do evento e convida a uma visita.

Viseu é uma cidade criativa e feliz. São mais de 100 mil os habitantes que fazem desta a “Melhor Cidade para Viver”. Desafiamo-la/o a partir à descoberta dos nossos atributos em www.visitviseu.pt. Das paisagens naturais da cidade-jardim ao património e segredos com 2500 anos de história; dos sabores e caráter vincado dos vinhos do Dão à agenda vibrante e eclética de eventos, que preenchem todas as estações do ano.

Há muito para descobrir em Viseu.
Visite-nos! #visitviseu

 

 

Nas redes sociais...

FACEBOOK | Desporto Escolar YOUTUBE | Desporto Escolar TWITTER | Desporto Escolar INSTAGRAM | Desporto Escolar