Braga (Iniciados)
Este ano fomos acolhidos por Braga, capital do Minho e Cidade Europeia do Desporto 2018.
Todos nós conhecemos o seu nome, sabemos onde se localiza e podemos até adivinhar as suas fronteiras, rios e espaços verdes. Mas de que nos serve toda essa descrição se não nos lembrarmos da sua alma? Na ciência, nas artes, na cultura e no desporto, esta cidade encerra alguns nomes que merecem a nossa atenção especial, que nos lembram da sua enorme importância para o nosso país.
Vamos conhecer a alma de Braga.
Figuras bracarenses infortunáveis
Enquanto cidade milenar, Braga tem sofrido fortes influências artísticas, culturais e também religiosas, de inúmeras correntes, que a transformar numa cidade em que associa harmoniosamente a tradição e a modernidade. Braga é uma cidade a palpitar de conhecimento, tradições, arquitetura, cultura, desporto e juventude. Na sua história sempre teve impulsos construtivos sobre a influência de diversas figuras na arte sacra, arquitetura e escultura. Curiosamente, nós vamos frequentar diversas escolas, durante estes campeonatos, que assumiram os nomes de diversas figuras marcantes da história bracarense, que, por exemplo, no Séc. XVIII e XIX, tiveram uma forte influência na arte barroca (principalmente escultura e arquitetura) que marcaram a cidade, concretamente André Soares e o Engenheiro Carlos Amarante. Braga é a “Capital do Barroco”. André Soares (1720 - 1769) foi um bracarense predestinado para as artes e um dos criativos barrocos com mais influência na nossa cidade. Também, Carlos Amarante (1748-1815) deixou marcas na arquitetura portuguesa, como ainda se podem ver por toda a região minhota e, particularmente, no Bom Jesus, ponto fundamental de visita da cidade.
Braga, é este ano, Cidade Europeia do Desporto, reconhecida pela sua atividade desportiva, e um dos seus embaixadores da CED’2018 é Emanuel Silva. Figura incontornável do desporto português, este canoísta bracarense, é um exemplo de perseverança e entrega ao desporto, mesmo quando não conseguia ter as melhores condições de treino, não o impediu de chegar ao topo mundial. Já foi individualmente e em conjugação com outros canoístas, campeão da Europa, do Mundo e medalhado olímpico. Um exemplo.