Juvenis
Documento Orientador
O Documento Orientador dos Nacionais 2018 para descarregar no formato PDF.
ÍNDICE
- 1. Apresentação/Cidade
- 2. Contactos úteis
- 3. Programa Geral
- 4. Projetos Complementares
- 5. Transportes
- 6. Modalidades
- 7. Informações Relevantes
O presente documento pretende disponibilizar a informação mais relevante, a organização das diversas etapas de trabalho, a previsão e preparação de todas as dinâmicas, garantindo a articulação e disseminação de informação de modo a que as atividades propostas, nesta fase final dos Campeonatos Nacionais Escolares, aconteçam de acordo com o desejado.
Iremos criar condições para que tudo aconteça, num trabalho e dedicação da equipa do Desporto Escolar que estará envolvida neste evento, articulando a participação dos diferentes atores sob os princípios de processos colaborativos.
O conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente. Este é sempre o nosso ponto de partida para todo o trabalho.
Estamos aqui para vos proporcionar uma fantástica experiência.
Sejam bem-vindos a mais uma fase final, no escalão de juvenis, dos Campeonatos Nacionais Escolares!
CIDADE DE VISEU
Durante os vários dias em que decorrerá o evento, Viseu é a cidade eleita para nos acolher e proporcionar uma experiência única, tanto no campo competitivo como no campo da confraternização.
Viseu é a cidade capital de distrito, situada na província da Beira Alta, na região do Centro (Região das
Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, e é igualmente sede de diocese e de comarca.
Em anteriores estudos, Viseu foi considerada uma das cidades europeias com maior qualidade de vida, sendo ainda, por diversas vezes, considerada a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas
com melhor qualidade de vida.
NOTA DE BOAS VINDAS
Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018
Em 2018, somos #viseufolk!
No coração da Beira Alta, abrimos as portas com a hospitalidade que nos define e convidamos todos a visitar e a viver este destino de charme, com fortes tradições e histórias que atravessam gerações.
Neste ano especial, Viseu é anfitriã do maior festival europeu de folclore, o EUROPEADE, em julho. Mais de 5 mil participantes, provenientes de cerca de 30 países, reúnem-se para dançar e cantar as suas histórias, raízes e etnografia. À boleia deste grande acontecimento, também nós celebramos o melhor da nossa identidade e prometemos renovados motivos para visitar a “Melhor Cidade para Viver”.
Resgatamos histórias e contos do baú, desvendamos mitos e lendas, damos palco às danças e aos cantares tradicionais, percorremos trilhos naturais, damos a provar sabores únicos e apresentamos ao mundo a exclusividade do nosso artesanato.
Há mais de 80 anos que Viseu ostenta o título de “Cidade-Jardim da Beira”. Do Parque Aquilino Ribeiro, no coração da cidade, ao imenso pulmão verde que é a Mata do Fontelo, há recantos em todo o concelho que reclamam um repouso ainda que breve. É o caso de Várzea de Calde. Desafiamo-la/o a visitar este local ímpar, não perdendo de vista a Barragem de Várzea de Calde e os típicos espigueiros, eiras, lagaretas e moinhos da aldeia, desfrutando, também, de um “percurso de natureza” pela Ribeira de Várzea e de uma visita à Casa de Lavoura e Oficina do Linho.
Conhecida pelo seu vasto património religioso, a cidade de Viseu oferece a todos os visitantes belos exemplares arquitetónicos. A imponente Catedral de Viseu, edificada nos inícios do século XII, guarda o primeiro claustro renascentista de Portugal e um acervo rico de arte sacra. Ao lado, a Igreja da Misericórdia ostenta na fachada a majestosidade Barroca e no seu interior um órgão de tubos da segunda metade do século XVII. Numa visita às várias igrejas e capelas, é de observar marcas importantes como pinturas, retábulos e painéis de azulejos.
Também os Museus de Viseu estão repletos de história(s) e segredos para desvendar, da tradição da Casa de Lavoura e da Casa da Ribeira à interatividade do Museu do Quartzo. Do ambiente contemporâneo da Quinta da Cruz à narrativa do Museu Almeida Moreira e do novo Museu de História da Cidade, que inaugura a 18 de maio de 2018. Das descobertas da Coleção Arqueológica e do Museu de Silgueiros à aprendizagem no Centro de Monitorização (CMIA). Da grandiosidade do Museu Nacional Grão Vasco, à preciosa arte sacra do Tesouro da Sé e do Tesouro da Misericórdia.
De 17 a 20 de Maio, acolhemos todos os que rumam à cidade-jardim para participar nos Campeonatos Nacionais Escolares. Neste que é um “Município Amigo do Desporto”, valorizamos e saudamos os atletas de todas as idades e modalidades.
Durante estes dias, Viseu recebe, também, o primeiro evento da agenda vinhateira anual que junta provas de vinho ao ar livre, espetáculos, gastronomia, workshops, música, animação juvenil e um roteiro com mais 30 obras de arte urbana para percorrer, é o “Festival de Street Art Tons da Primavera”. O Mercado 2 de Maio, no coração do centro histórico, é o epicentro do evento e convida a uma visita.
Viseu é uma cidade criativa e feliz. São mais de 100 mil os habitantes que fazem desta a “Melhor Cidade para Viver”. Desafiamo-la/o a partir à descoberta dos nossos atributos em www.visitviseu.pt. Das paisagens naturais da cidade-jardim ao património e segredos com 2500 anos de história; dos sabores e caráter vincado dos vinhos do Dão à agenda vibrante e eclética de eventos, que preenchem todas as estações do ano.
Há muito para descobrir em Viseu. Visite-nos! #visitviseu
CONTACTOS DOS CUIDADOS DE SAÚDE NA CIDADE (Morada e Telefone)
VISEU |
||
Hospital São Teotónio |
Avenida Rei Dom Duarte |
Telefone: 232 420 500 |
Farmácia Oliveira (5ªfeira - 17 de maio) |
R. Alexandre Herculano 43, 3500-202 Viseu |
Telefone: 232 423 665 |
Farmácia Vaz (6ªfeira - 18 de maio) |
R. Formosa 115, 3500-135 Viseu |
Telefone: 232 436 273 |
Farmácia Mouro (Sábado - 19 de maio) |
Quinta São José, Bairro Quinta Do Galo, Lt 1B, Rua Direita 190, 3500-189 Viseu |
Telefone: 232 425 276 |
Farmácia Costa, (Domingo - 20 de maio) |
Av. Cidade de Aveiro 12, 3510-720 Viseu |
Telefone: 232 414 075 |
17 de maio – 5ª FEIRA – PROJETOS COMPLEMENTARES |
FASE FINAL DE BASQUETEBOL 3x3 (Viseu) |
11:00h 2ª Reunião Geral – Organização Auditório do IPDJ - Viseu |
18 de maio – 6ª FEIRA – CAMPEONATOS NACIONAIS ESCOLARES |
09:00h/12:00h Acreditação Multiusos de Viseu |
19 de maio – SÁBADO |
08:00h Abertura das instalações desportivas Locais de competição |
20 de maio – DOMINGO |
08:00h Abertura das instalações desportivas Locais de competição |
Dia 17 de maio
TRANSPORTES
O transporte das escolas participantes, na Fase Final do Projeto Complementar de Basquetebol 3x3 nas Escolas e no Encontro Nacional do Projeto Complementar de Tag Rugby nas Escolas, é da responsabilidade das respetivas Federações, em articulação com as escolas e Coordenações Locais de Desporto Escolar.
ACREDITAÇÃO
A acreditação das escolas participantes no Basquetebol 3x3 e no Tag Rugby terá lugar no dia 17 das
9:30h às 11:00h, na Pala do Pavilhão Multiusos de Viseu e no Campo 1º de Maio (Fontelo), respetivamente. No momento da acreditação, para além da documentação a entregar, os professores responsáveis poderão também levantar o material de vestuário e imagem do evento e as senhas para a alimentação.
BASQUETEBOL 3X3
A Fase Final do Projeto de Basquetebol 3x3 nas Escolas, é o culminar de todo um processo que se iniciou em dezembro na fase escola, passando pelas fases CLDE e Regionais.
09:30/11:00h |
Acreditação |
Espaço exterior Multiusos de Viseu |
11:00/17:00h |
Competição |
Espaço exterior Multiusos de Viseu |
12:00/14:00h |
Levantamento do “Packed Lunch” |
Local de competição |
15:00/16:00h |
Levantamento do reforço alimentar |
Local de competição |
17:00h |
Cerimónia de entrega de Prémios |
Espaço exterior Multiusos de Viseu |
TAG RUGBY
O programa de Rugby Escolar e o “Get in To Rugby” fazem parte da estratégia de desenvolvimento e crescimento que a Federação Portuguesa de Rugby estabeleceu com o Desporto Escolar e a World Rugby para conseguir colocar uma bola oval em cada escola portuguesa.
Cada escola terá de se fazer acompanhar de um Kit identificado - os seus coletes e cintos.
09:30/11:00h |
Acreditação |
Campo 1º de Maio (Fontelo) |
11:00/17:00h |
Competição |
Campo 1º de Maio (Fontelo) |
12:00/14:00h |
Levantamento do “Packed Lunch” |
Local de competição |
15:00/16:00h |
Levantamento do reforço alimentar |
Local de competição |
17:00h |
Cerimónia de entrega de Prémios |
Campo 1º de Maio (Fontelo) |
DIAS 18, 19 e 20 de maio
O transporte dos participantes na Fase Final dos Campeonatos Nacionais Escolares, são da responsabilidade das Direções de Serviços Regionais da Educação em articulação com as Coordenações Locais do Desporto Escolar e escolas.
Após a chegada ao Parque de Estacionamento do Campo de Viriato, em Viseu, todos os autocarros e respetivos motoristas ficarão à disposição da organização para a execução de serviços, entre os locais de alojamento e competição e para os outros eventos previstos no Programa dos Campeonatos Nacionais.
A organização não fornece alojamento aos motoristas.
A informação relativa ao Plano de Transporte, no decorrer das Finais Nacionais do
Desporto Escolar, poderá ser consultada em: http:/bit.ly/cn2018_transportes
À chegada a Viseu, o estacionamento dos autocarros será feito no Parque do Campo de Viriato. Após o almoço volante realizar-se-á uma reunião no Pavilhão Multiusos com os motoristas para programação dos percursos a realizar durante este evento.
6.1 Andebol
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO | Pavilhão AE Infante D. Henrique | AE Infante D. Henrique | AE Infante D. Henrique |
MASCULINO |
Transportes Andebol Feminino e Masculino - Transporte de autocarro para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio e almoço final.
6.2 Atletismo
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO | Estádio Municipal do Fontelo | EB Dr. Azeredo Perdigão | EB Dr. Azeredo Perdigão |
MASCULINO |
Transportes: Transporte de autocarro da Escola Dr. Azeredo Perdigão para o local de competição, Cerimónia de Abertura, noite de convívio e almoço final.
6.3 Badminton
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO | Pavilhão do Estabelecimento Prisional do Campo | EBIS Jean Piaget | EBIS Jean Piaget |
MASCULINO |
Transportes: a deslocação do local da EBIS Jean Piaget para a competição, e percurso inverso, será pedestre – distância 100 metros. Transporte de autocarro para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio e almoço final.
6.4 Basquetebol
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Pavilhão do Colégio |
ES Alves Martins | ES Alves Martins |
MASCULINO |
Pavilhão do Instituto |
Transportes Basquetebol Feminino - Transporte de autocarro para a noite de convívio e almoço final. A deslocação da Escola Secundária Alves Martins para a competição, e percurso inverso, será pedestre – distância 600 metros.
Transportes Basquetebol Masculino - Transporte de autocarro da Escola Secundária Alves Martins para o local de competição, noite de convívio e almoço final.
6.5 Boccia
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Pavilhão Municipal do Fontelo |
Hotel Montebelo | AE Mundão |
MASCULINO |
Transportes: Transportes para todos os momentos do evento (inclui transportes especiais).
6.6 Desportos Gímnicos
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Pavilhão do Colégio Via Sacra |
Colégio Via Sacra | Colégio Via Sacra |
MASCULINO |
Transportes: Transporte de autocarro para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio e almoço final.
6.7 Futsal
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Pavilhão da ES Viriato |
ES Viriato | ES Viriato |
MASCULINO | Pavilhão da Cidade de Viseu |
Futsal Feminino Transporte: transporte para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio e almoço final.
Futsal Masculino Transportes: transporte da ES Viriato para local de competição, cerimónia abertura, noite de convívio e almoço final.
6.8 Golfe
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Montebelo Golfe |
EB Dr. Azeredo Perdigão | EB Dr. Azeredo Perdigão |
MASCULINO |
Transportes: Transporte de autocarro da Escola Dr. Azeredo Perdigão para o local de competição, Cerimónia de Abertura, noite de convívio e almoço final.
6.9 Natação
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Piscinas Municipais do Fontelo |
ES Emídio Navarro | ES Emídio Navarro |
MASCULINO |
Transportes: a deslocação da ES Emídio Navarro para a competição, e percurso inverso, será pedestre – distância 400 metros. Transporte de autocarro para a noite de convívio e almoço final.
6.10 Ténis de Mesa
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Pavilhão do Regimento de Infantaria de Viseu (Nº14) |
AE Infante D. Henrique | AE Infante D. Henrique |
MASCULINO |
Transportes: a deslocação do AE Infante D. Henrique para a competição, e percurso inverso, será pedestre – distância 400 metros. Transporte de autocarro para a Cerimónia de Abertura, noite de convívio e almoço final.
6.11 Voleibol
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Pavilhão da ES Alves Martins |
ES Alves Martins | ES Alves Martins |
MASCULINO |
Transportes: Transporte de autocarro para a noite convívio e almoço final.
6.12 Xadrez
LOCAL COMPETIÇÃO | ALOJAMENTO | ALIMENTAÇÃO | |
FEMININO |
Pavilhão do AE Viso |
AE Viso | AE Viso |
MASCULINO |
Transportes: Transporte de autocarro para a Cerimónia de Abertura, noite convívio e almoço final.
Os participantes (alunos e professores) nestes campeonatos obrigam-se a aceitar todas as condições (técnicas e logísticas) disponibilizadas pela Organização do Evento e a acatar as orientações desta, bem como, a estarem presentes em todos os momentos do Programa do Evento (competição, alimentação, alojamento, transferes, cerimónias protocolares, programa sociocultural), não podendo ausentar-se,
temporária ou definitivamente, sem autorização prévia da comissão organizadora.
No decorrer dos Campeonatos Nacionais Escolares, caso seja necessário que um aluno se ausente, por motivos de força maior, o professor responsável pelo mesmo, deverá informar a Organização e o Chefe de Delegação da sua região (DSR) sobre a ausência solicitada, pedindo ao Encarregado de Educação, ou representante legal, a assinatura de um termo de responsabilidade (minuta disponibilizada nas reuniões técnicas). O aluno que se ausente do evento já não poderá voltar ou regressar às atividades do evento.
Todos os alunos e professores deverão ser portadores dos respetivos documentos de identificação.
Sobre o transporte coletivo de crianças, chamamos a especial atenção a todos os professores para o disposto na Lei nº 13/2006, de 17 de abril.
Durante o evento serão recolhidas imagens (fotos e vídeo) e realizadas entrevistas. Os participantes que não autorizem a recolha de imagens ou entrevistas, deverão manifestá-lo por escrito, junto da Organização (em minuta adequada para o efeito que se encontra no Site do Desporto Escolar).
Os Voluntários estão divididos em 2 categorias:
- Voluntários Apoio à Comissão Organizadora Local (COL) e às modalidades nas instalações desportivas (Voleibol, Basquetebol, Atletismo...)
- Voluntários de Apoio aos Departamentos (Secretariado, Cerimónias e Eventos Sociais,...)
A organização tem ao dispor Voluntários por modalidade. Estes Voluntários irão receber os participantes de cada modalidade e encaminhá-los para o respetivo autocarro.
Todas estas categorias de voluntários se regem pelas orientações que estão compiladas num “Manual do Voluntário”, elaborado e construído com base na experiência e nas dinâmicas implementadas ao longo dos anos neste tipo de eventos do Desporto Escolar, e que será nesta Fase Final Nacional uma ferramenta de trabalho.
Será para os alunos voluntários uma aprendizagem e uma formação em contexto de trabalho, dotando- lhes de competências que os acompanharão, não só neste evento, mas durante todo o seu percurso
escolar.
Só poderão participar no Programa do evento (desportivo e social) os elementos (professores, alunos, voluntários…) acreditados pela organização, devendo, desde o momento da acreditação até ao início da sua viagem de regresso, ser portador do cartão de acreditação sempre bem visível.
A acreditação será realizada de acordo com os nºs 1 e 2 do artigo 3º do Regulamento Geral de Provas do
Desporto Escolar, na Pala do Multiusos de Viseu, no horário previsto no Programa Geral.
À chegada, as delegações serão encaminhadas para colocarem as bagagens em local adequado e destinado para o efeito, organizado por modalidades.
No local junto às bagagens, os professores responsáveis por cada modalidade/alunos, serão recebidos pelo seu Guia de modalidade.
Quanto à necessidade de substituir alunos (atletas, juízes…), após a data limite das inscrições (14 de maio), essa substituição só será formalizada no momento da acreditação.
Nos desportos coletivos a substituição de um atleta só poderá ocorrer quando o aluno/atleta substituto estiver inscrito no Grupo/Equipa até ao dia 15 de março.
Nos desportos individuais (no caso dos alunos com apuramento individual), além da premissa anterior, a substituição de um atleta terá que ser validada por escrito pelo Coordenador Regional, até ao dia 18 de maio, às 14h. Qualquer substituição só poderá ser formalizada, no dia da acreditação, respeitando o preconizado no n.º 2.1 do artigo 1º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar.
Todos os participantes irregularmente inscritos serão impossibilitados de participar na atividade competitiva, enquanto elementos da comitiva, e de realizarem a respetiva acreditação.
Com exceção dos participantes na modalidade de Boccia, todos os restantes serão alojados em escolas, em salas de aula, em regime de acantonamento, pelo que deverão ser portadores de saco-cama, material de higiene pessoal e outros utensílios julgados convenientes.
Para os banhos e higiene pessoal, deverão utilizar, preferencialmente, os balneários dos locais de competição.
Todos participantes terão direito às 3 refeições principais, articuladas com os horários e com as características próprias da modalidade, bem como, direito a alguns reforços alimentares considerados importantes pela comissão organizadora. No caso de necessidade de dietas especiais, deverão manifestar essa mesma necessidade até ao dia 15 de maio, para o correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., identificando o nome do participante, modalidade, género, tipo de dieta, restrições ou intolerâncias alimentares.
As inscrições serão realizadas através da Plataforma de Gestão do Desporto Escolar (http://quadrocompetitivo.desportoescolar.min-edu.pt/), selecionando a área “Campeonatos Escolares”, com as seguintes orientações:
a) Modalidades Coletivas
1. Cada escola apurada procederá à inscrição da sua equipa, indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas. A entrada na Plataforma de Gestão do Desporto Escolar será efetuada com o Código GEPE e a Password da respetiva Escola. No final da introdução dos dados, estes poderão ser exportados;
2. A CLDE verificará a conformidade dos dados, com o seu Username e respetiva Password. A CLDE pode exportar os dados;
3. A CRDE solicitará à CLDE a inscrição dos árbitros/juízes da quota DSR. Após os inscrição de todos os participantes, deve validar os dados com o seu Username e respetiva Password, concluindo o processo e informando a DDE/DGE pelo meio mais expedito. A CLDE pode exportar os dados.
b) Modalidades Individuais
1. A CLDE deverá proceder à inscrição dos participantes nas modalidades individuais, através da Plataforma de Gestão do Desporto Escolar, com o seu Username e respetiva Password, indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas. No final da introdução dos dados, poderá concluir o processo exportando os mesmos;
2. A CRDE deverá proceder à inscrição dos árbitros/juízes da DSR através da Plataforma de Gestão do Desporto Escolar com o seu Username e respetiva Password, indicando todos os elementos constituintes e informações adicionais solicitadas, e exportando os dados. Para conclusão do processo, deve informar a DDE/DGE pelo meio mais expedito.
c) As inscrições na Natação serão realizadas através da plataforma dos quadros competitivos.
d) A inscrição dos alunos de Boccia será realizada em ficha própria, anexa ao programa da modalidade, mediante o seguinte procedimento:
1. A CLDE preencherá todos os dados requeridos em cada ficha de inscrição e enviará à respetiva CRDE;
2. A CRDE validará a conformidade dos dados, concluindo o processo com a informação do preenchimento do formulário à DDE/DGE, através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Todas as inscrições deverão ser submetidas e validadas impreterivelmente até às 23.59h, de 14 de maio.
7.8.1. DESPORTO ESCOLAR SOLIDÁRIO
O Desporto Escolar é muito mais que competição. Proporciona a todos os participantes uma convivência saudável e espírito de grupo. Tem como missão a promoção de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
Este ano começamos a desenvolver esta iniciativa e pretendemos, dar mais um passo neste caminho. Vamos ajudar uma Instituição de Solidariedade Social da cidade anfitriã - Viseu, através da entrega de bens de primeira necessidade (arroz, massas, enlatados, bolachas…).
O sucesso deste momento está dependente de todos nós.
Assim, apela-se a todos os participantes (alunos, professores e organização) que tragam um ou mais alimentos (voltamos a referir: arroz, massas, enlatados, bolachas, leite,…, outros) e entreguem ao professor responsável pela comitiva.
Este, durante a acreditação, depositará os alimentos recolhidos no local assinalado como “Desporto Escolar Solidário”.
Na Cerimónia de Abertura, iremos ter um momento em que divulgaremos, na presença dos Diretores das Instituições, a quantidade de alimentos recolhidos.
Vamos fazer desta iniciativa um enorme sucesso! Contamos com os vossos contributos!
7.8.2. CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Este é o ano zero para tornar os campeonatos escolares de juvenis mais sustentáveis.
Já este ano, os participantes irão receber o seu cantil* e evitar que centenas de quilos de plástico sejam desperdiçadas. Mas as novidades não se ficam por aqui, já que o consumo de matérias-primas vai ser evitado a todo custo, tentando banir tudo o que seja descartável.
Este é também o ano zero para monitorizar os consumos e avaliar a pegada ambiental do evento, para que os Campeonatos de 2019 passem, em definitivo, a ser um exemplo de evento desportivo sustentável."
* A oferta de um cantil a cada participante (alunos e professores) servirá para uma gestão pessoal quanto às suas necessidades de hidratação e ingestão de H2O. Para o efeito, haverá locais
devidamente assinalados para o abastecimento de H2O!
7.8.3. PARCERIA COM A FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA
O Desporto Escolar é competição, é festa mas também é solidário, preocupa-se com questões ambientais e ainda com estilos de vida saudáveis, incutindo esse espírito aos seus alunos.
E é neste contexto que surgiu o desafio lançado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, uma vez que é o mês do coração, para a construção de um coração humano gigante.
Com o apoio de alunos, professores e encarregados de educação será mais um dos desafios deste evento. Estamos convictos da alegria que será juntar pais e filhos na construção do coração humano.
No dia 18 de maio, pelas 20h e antes da cerimónia de abertura, vamos desenhar um coração humano gigante, no relvado junto do espelho de água próximo do Pavilhão Multiusos. Convidamos todos para uma foto conjunta com as entidades parceiras e com a Fundação Portuguesa de Cardiologia.
A ficha de avaliação é de preenchimento e submissão obrigatória para todos os Professores. No entanto, é nosso desejo alargar esta possibilidade a todos os participantes nos Campeonatos Nacionais Escolares. Deste modo, todos os elementos acreditados, sejam alunos, juízes, voluntários ou organização, estão convidados a preencher o respetivo formulário.
Para o efeito, será disponibilizado um código de acesso que está impresso na credencial de cada participante e que será a palavra-chave (Login) de acesso ao formulário.
No dia 20 de maio, após as 12:00h, poderão aceder a http://bit.ly/cn2018_avaliacao
Para preenchimento da ficha de avaliação poderá ser utilizada qualquer plataforma fixa ou móvel (tablet, smartphone,…). Será obrigatório e condição para a entrega dos certificados de presença, a submissão do formulário por parte dos professores.
18 Programa Geral Campeonatos Nacionais Escolares (Juvenis) - Viseu 2018
De forma a agilizar o preenchimento da ficha de avaliação, também serão disponibilizados computadores no local do Secretariado-Geral, durante o período do almoço convívio.
No dia 20 de maio, aquando da chegada à pala do Multiusos de Viseu, os professores dirigir-se-ão aos elementos do Secretariado-Geral para levantar os certificados e/ou formalizar o preenchimento/submissão da ficha de avaliação.
Para uma maior rapidez e agilização do levantamento dos certificados é de todo o interesse que o preenchimento/submissão da ficha se concretize antes da chegada ao Multiusos de Viseu.
Os professores têm o direito, e o dever, de avaliar o evento e a sua organização, pelo que não poderão iniciar a viagem de retorno sem concluir esta tarefa.
A opinião dos participantes constitui um forte contributo para que se possam alterar procedimentos e no futuro apresentar organizações que correspondam melhor às vossas expectativas de todos.
Os casos omissos, não considerados neste documento e nos documentos orientadores de cada modalidade, serão analisados pela organização com base no Regulamento Geral de Provas 2017/2018 e no Regulamento Específico de cada modalidade.
A Organização decidirá em conformidade e da sua decisão não cabe recurso.
O Documento Orientador dos Nacionais 2018 para descarregar no formato PDF.