O Documento Orientador dos Nacionais 2018 para descarregar no formato PDF.

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ÍNDICE

  1. Apresentação
    1.1. Braga – Cidade Anfitriã – Cidade Europeia do Desporto 2018
  2. Contatos úteis
  3. Programa Geral
  4. Voleibol de Praia - Projeto Complementar
  5. Transportes
  6. Modalidades
    6.1. Andebol
    6.2 Atividades Rítmicas e Expressivas
    6.3 Atletismo
    6.4 Badminton
    6.5 Basquetebol
    6.6 BTT-XCO
    6.7 Futsal
    6.8 Patinagem
    6.9 Ténis
    6.10 Ténis de Mesa
    6.11 Voleibol
  7. Informações Relevantes
    7.1 Participação
    7.2 Recolha de Imagem
    7.3 Voluntários
    7.4 Acreditação
    7.4.1 Acreditação – Substituições
    7.5 Alojamento
    7.6 Alimentação
    7.6.1 Regimes Especiais
    7.7 Inscrições
    7.8 Cidadania e consciência ambiental do Desporto Escolar
    7.8.1 Desporto Escolar Solidário
    7.8.2 Consciência ambiental
    7.9 Avaliação e certificados de participação
    7.10 Casos omissos
  8. Reflexão final
 
 
APRESENTAÇÃO

O presente documento pretende disponibilizar a informação mais relevante, a organização das diversas etapas de trabalho, a previsão e preparação de acções, garantindo a articulação e disseminação de informação de modo a que as atividades propostas nestas finais nacionais aconteçam de acordo com o desejado.

Criar condições para que tudo aconteça, é o trabalho da equipa do desporto escolar envolvida neste evento que articula a participação dos diferentes atores sob os princípios de processos colaborativos.

O conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente. Este é o ponto de partida para todo o nosso trabalho.

Estamos aqui para vos receber.

Sejam bem-vindos a mais umas finais nacionais do Desporto Escolar!

Siga-nos em: http://bit.ly/DGESTE_Nacionais_INIC_2018

ou em: http://bit.ly/DE_DGE

Aceda à informação atualizada e assista em direto aos principais eventos.

 

1.1. CIDADE DE BRAGA

Este ano fomos acolhidos por Braga, capital do Minho e Cidade Europeia do Desporto 2018.

Todos nós conhecemos o seu nome, sabemos onde se localiza e podemos até adivinhar as suas fronteiras, rios e espaços verdes. Mas de que nos serve toda essa descrição se não nos lembrarmos da sua alma? Na ciência, nas artes, na cultura e no desporto, esta cidade encerra alguns nomes que merecem a nossa atenção especial, que nos lembram da sua enorme importância para o nosso país.

Vamos conhecer a alma de Braga.

Figuras bracarenses incontornáveis
Enquanto cidade milenar, Braga tem sofrido fortes influências artísticas, culturais e também religiosas, de inúmeras correntes, que a transformaram numa cidade em que associa harmoniosamente a tradição e a modernidade. Braga é uma cidade a palpitar de conhecimento, tradições, arquitetura, cultura, desporto e juventude. Na sua história sempre teve impulsos construtivos sobre a influência de diversas figuras na arte sacra, arquitetura e escultura. Curiosamente, nós vamos frequentar diversas escolas, durante estes campeonatos, que assumiram os nomes de diversas figuras marcantes da história bracarense, que, por exemplo, no Séc. XVIII e XIX, tiveram uma forte influência na arte barroca (principalmente escultura e arquitetura) que marcaram a cidade, concretamente André Soares e o Engenheiro Carlos Amarante. Braga é a “Capital do Barroco”. André Soares (1720 - 1769) foi um bracarense predestinado para as artes e um dos criativos barrocos com mais influência na nossa cidade. Também, Carlos Amarante (1748-1815) deixou marcas na arquitetura portuguesa, como ainda se podem ver por toda a região minhota e, particularmente, no Bom Jesus, ponto fundamental de visita da cidade.
Braga, é este ano, Cidade Europeia do Desporto, reconhecida pela sua atividade desportiva, e um dos seus embaixadores da CED’2018 é Emanuel Silva. Figura incontornável do desporto português, este canoísta bracarense, é um exemplo de perseverança e entrega ao desporto, mesmo quando não conseguia ter as melhores condições de treino, não o impediu de chegar ao topo mundial. Já foi individualmente e em conjugação com outros canoístas, campeão da Europa, do Mundo e medalhado olímpico. Um exemplo.

 

2. CONTATOS ÚTEIS

Alojamento e alimentação

   

Secretariado técnico

 

Carla Fallé

965 067 476

Pedro Granja

967 610 664

   

Rui Fonseca

 

Comunicação

     

Fernanda Palmeira

 

Andebol

 
   

Adriano Tavares - CLM

 

Logística

 

Luís Covas – CNM

 

Emanuel Brandão

   
   

Atividades Rítmicas e Expressivas

Secretariado-geral

 

Carla Loureiro - CNM

 

Luís Simas Meném

918 652 509

Fernanda Pinto - CNM

   

Tânia

 

TIC

     

Abílio Queirós

 

Atletismo

 
   

Emanuel Brandão -CLM

 

Voluntariado

 

Jorge Favas - CNM

 

Adriana Costa

     
   

Badminton

 

Cerimónias

 

Nuno Rafael - CLM

 

Alice Portocarrero

 

Vila de Carvalho - CNM

 
       

Imagem

 

Basquetebol

 

Jorge de Sousa

 

Carla Esteves - CLM

 
   

Pedro Umbelina - CNM

 

Protocolo

     

Delfim Barreira

 

BTT-XCO

 
   

António Ferreira - CLM

 

Segurança e apoio médico

Mário Alpiarça - CNM

 

Justino Oliveira

967 610 752

   
   

Futsal

 

Transportes

 

Paulo Fernandes - CNM

 

João Paulo

968 775 585

Rui Machado - CLM

 
       

Animação

 

Patinagem

 

Maria Manuela Neves

 

Ana Pinto - CLM

 
   

Carlos Pires - CNM

 
     

Ténis

 

André Dias – CLM

 

Plínio Ferrão - CNM

 
   

Ténis de mesa

 

Alberto Carolino - CNM

 

José Azevedo - CLM

 
 

Voleibol

 

Alexandre Fernandes-CLM

 

Carlos Dias - CNM

 
 

Voleibol de praia

 

Adriana Costa

 

Carlos Dias

 

CUIDADOS DE SAÚDE

Hospital

R. das Sete Fontes, Braga (253 027 000)

Centro de Saúde de Infias
Centro de Saúde do Carandá

R. Padre António Freire, 15 – Braga – 253 201 580
R. André Soares, 25 – Braga – 253 201 540

Farmácia de São João
Farmácia Rodrigues
Farmácia Beatriz
Farmácia Santa Casa da Misericórdia
Farmácia de Gualtar
Farmácia Lamaçães
Farmácia Braga (aberta 24h)

Av. Da Liberdade, 143 – Braga – 253 263 655
R. D. Diogo de Sousa, 41 – Braga – 253 563 655
R. Dr. Francisco Duarte, 195 – Lj 1 – Braga – 253 631 199
Largo Carlos Amarante – Braga – 253 201 680
R. da Lameira, 74 e 76 – Gualtar – 253 675 422
Av. Dr. António Palha, 27 – Lamaçães – 253 248 860
Bombas de Combustíveis Repsol – Piscinas Mun. da Rodovia

Polícia Segurança Pública

R. dos Falcões – Braga – 253 200 420

 

3. PROGRAMA GERAL

27 DE JUNHO

14:30/19:30h

Receção e acreditação - Voleibol de Praia

Fórum Braga

19:30h

Alojamento – Voleibol de Praia

EB Francisco Sanches

20:00h

Jantar – Voleibol de Praia

EB Francisco Sanches

21:00h

Reunião técnica – Voleibol de Praia

EB Francisco Sanches

23:00h

Silêncio

EB Francisco Sanches

 

28 DE JUNHO

07:30/08:00h

Pequeno-almoço

Escola de alojamento

08:30

Partida para Praia Fluvial

Escola de alojamento

09:30/20:00h

Competição – Voleibol de Praia

Praia Fluvial da Ponte do Bico

12:30/14:00h

Almoço – Voleibol de Praia

Praia Fluvial da Ponte do Bico

15:00h

Reunião de Chefes de Delegação

Fórum Braga

20:00h

Entrega de Prémios – Voleibol Praia

Praia Fluvial da Ponte do Bico

20:30h

Partida para alojamento - Voleibol Praia

Praia Fluvial da Ponte do Bico

16:00/19:30h

Receção/Acreditação das comitivas participantes nos campeonatos

Fórum Braga

19:00/19:30h

Alojamento

Escola de alojamento

19:30/20:30h

Jantar

Escola de alojamento

21:00h

Reunião técnica (professores e árbitros)

Escola de alojamento

23:00h

Silêncio

Escola de alojamento

     

29 DE JUNHO

07:30/08:30h

Pequeno-almoço

Escola de alojamento

08:00h

Abertura das instalações desportivas

Locais de competição

09:00h/12:30h

Competição

Locais de competição

12:00/14:00h

Almoço

Escola de alojamento 1

15:00/18:30h

Competição

Locais de competição

19:00h

Partida para escola de alojamento

Locais de competição

19:30/20:30h

Jantar

Escola de alojamento

20:45h

Partida para Cerimónia de abertura

Escola de alojamento

21:30/22:45h

Cerimónia de Abertura

Fórum Braga

22:45h

Regresso aos locais de alojamento

Fórum Braga

23:30h

Silêncio

Escola de alojamento

1 O almoço da modalidade de BTT será servido no local de competição

 

30 DE JUNHO

07:30/08:30h

Pequeno-almoço

Escola de alojamento

08:00h

Abertura das instalações desportivas

Locais de competição

09:00h/12:30h

Competição

Locais de competição

12:00/14:00h

Almoço

Escola de alojamento 1

14:00/19:00h

Competição

Locais de competição

19:00h

Partida para escola de alojamento

Locais de competição

19:30/20:30h

Jantar

Escola de alojamento

20:45h

Partida para Jantar/Festa Convívio

Escola de alojamento

21:30/22:45h

Jantar/Festa Convívio

ES D. Maria II

22:45h

Regresso aos locais de alojamento

ES D. Maria II

23:30h

Silêncio

Escola de alojamento

1 O almoço das modalidades de Badminton e BTT será servido no local de competição

 

01 DE JULHO

07:30/08:30h

Pequeno-almoço

Escola de alojamento

08:00h

Abertura das instalações desportivas

Locais de competição

09:00h/12:00h

Competição

Locais de competição

12:30h

Entrega de Prémios

Locais de competição

13:00h

Partida para almoço de despedida

Locais de competição

13:00/15:00h

Almoço de despedida

Parque da Ponte

15:30h

Partida das delegações

Parque da Ponte

Sempre que se justifique, a organização poderá comunicar alterações à programação inicial.

 

4. VOLEIBOL DE PRAIA - PROJETO COMPLEMENTAR

DIA 28 DE JUNHO – Praia Fluvial da Ponte do Bico - Amares

INSCRIÇÕES

A inscrição das equipas terá de ser realizada em ficheiro próprio, anexo ao presente documento que, depois de preenchido deverá ser enviado pela respetiva DSR, até ao dia 20 de junho, para o seguinte endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

TRANSPORTES

O transporte das comitivas participantes no Encontro de Voleibol de Praia é da responsabilidade das escolas, em articulação com a respetiva Coordenação Local e Regional do Desporto Escolar.

ACREDITAÇÃO

A acreditação das escolas participantes no Voleibol de Praia terá lugar no dia 27 de junho, das 14:30 às 19:30h, no Fórum Braga e de acordo com os nºs 1 e 2 do artigo 3º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar, no horário previsto no Programa Geral.

No momento da acreditação, para além da documentação inerente à atividade, também será entregue aos professores responsáveis o material de imagem e as senhas para a alimentação.

27 DE JUNHO

14:30/19:30h

Receção e acreditação - Voleibol de Praia

Fórum Braga

19:30h

Alojamento – Voleibol de Praia

EB Francisco Sanches

20:00h

Jantar – Voleibol de Praia

EB Francisco Sanches

21:00h

Reunião técnica – Voleibol de Praia

EB Francisco Sanches

23:00h

Silêncio

EB Francisco Sanches

 
 

PROGRAMA - PRAIA FLUVIAL DA PONTE DO BICO (2 CAMPOS)

 

28 DE JUNHO

 

07:30/08:00h

Pequeno-almoço

EB Francisco Sanches

 

08:30h

Partida para Praia Fluvial

EB Francisco Sanches

 

09:00/20:00h

Competição

Praia Fluvial Ponte do Bico

 

20:00h

Entrega de Prémios

EB Francisco Sanches

 

20:30h

Alojamento

ES Sá de Miranda

 


29 DE JUNHO

 

08:30/09:30h

Pequeno-almoço

EB Francisco Sanches

 

10:30h

Partida das delegações

   

 

5. TRANSPORTES – Informação geral

DIAS 28, 29, 30 DE JUNHO e 1 DE JULHO

O transporte dos participantes nas Finais Nacionais do Desporto Escolar é da responsabilidade das Direções de Serviços Regionais de Educação, em articulação com as Coordenações Locais do Desporto Escolar e as escolas.

Sobre o transporte coletivo de crianças, chamamos a vossa especial atenção para o disposto na Lei nº 13/2006, de 17 de abril.

No dia 28 de junho, após a chegada ao Fórum Braga, todos os autocarros e respetivos motoristas ficarão à disposição da organização para a execução de serviços, entre os locais de alojamento e competição e para os outros eventos previstos no Programa dos Campeonatos Nacionais.

A organização não fornece alojamento aos motoristas.

A informação relativa ao Plano de Transporte no decorrer das Finais Nacionais do Desporto Escolar poderá ser consultada em: http://bit.ly/Transportes_Nac_INIC_2018

À chegada a Braga, o estacionamento dos autocarros será feito no parque de estacionamento do Fórum Braga, em zona delimitada para o efeito e devidamente assinalada.

Após o estacionamento dos autocarros, os seus passageiros deverão retirar toda a bagagem e colocá-la na “box” da respetiva modalidade.

Após a acreditação, os participantes deverão retirar da “box” a bagagem e embarcar no autocarro da sua modalidade, conforme referenciado na documentação entregue na acreditação.

No dia 1 de julho, último dia, chegados ao Parque do Fórum Braga, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28)

 

6. MODALIDADES

6.1. ANDEBOL

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

EB André Soares

EB André Soares

EB André Soares

MASCULINO

Pav. Flávio Sá Leite

Transportes:

Feminino

- Percurso pedestre (100 metros) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da EB André Soares para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, da EB André Soares para a ES D. Maria II (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, da EB André Soares para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

Masculino

- Transportes dedicados (autocarro) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da EB André Soares para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transportes dedicados (autocarro) no dia 30 de junho, do Pav. Flávio Sá Leite para a ES D. Maria II (Noite convívio) e regresso para a EB André Soares;

- Percurso pedestre de 100m, no dia 1 de julho, do Pav. Flávio Sá Leite para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28);

 

6.2. ARE – ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Praça do Município

ES D. Maria II

ES D. Maria II

MASCULINO

Transportes:

- Transporte dedicado (autocarro) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Percurso pedestre (1.200 metros) no dia 29 de junho, da ES D. Maria II para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Percurso pedestre (100 metros) no dia 30 de junho, dentro da ES D. Maria II (Jantar Convívio);

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho da ES D. Maria II para o Parque do Forum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.3. ATLETISMO

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Estádio 1º de Maio

ES Alberto Sampaio

ES Alberto Sampaio

MASCULINO

Transportes

- Percurso pedestre (1.100 metros) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Percurso pedestre (1.200 metros) no dia 29 de junho, da ES Alberto Sampaio para o Fórum Braga (cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, do Estádio 1º de Maio para a ES D. Maria II (Noite convívio) e regresso para a ES Alberto Sampaio;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, do Estádio 1º de Maio para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.4.BADMINTON
 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

MASCULINO

EB Nogueira

ES D. Maria II

Almoço: EB Nogueira

Jantar: ES D. Maria II

Transportes

- Transporte dedicado (autocarro) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da ES D. Maria II para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, da EB Nogueira para a ES D. Maria II (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, da EB Nogueira para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.5. BASQUETEBOL

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

EB Lamaçães

EB Lamaçães

EB Lamaçães

MASCULINO

Pav. Municipal Lamaçães

Transportes

Feminino

- Percurso pedestre (100 metros) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da EB Lamaçães para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, da EB Lamaçães para a ES D. Maria II (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, da EB Lamaçães para o Parque do Fórum Braga Ponte (Almoço de Despedida). Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

Masculino

- Transportes dedicados (autocarro) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da EB Lamaçães para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, do Pavilhão Municipal Lamaçães para a ES D. Maria II (Noite convívio) e regresso para a EB Lamaçães;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, da Pavilhão Municipal Lamaçães para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.6. BTT - XCO

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Pista de BTT-XCO Falperra

EB Dr. Francisco Sanches

EB Dr. Francisco Sanches

MASCULINO

Transportes

Transportes dedicados para todos os momentos do evento – competição, Cerimónia de Abertura, Jantar Convívio e Almoço de Despedida.

No dia 1 de julho, chegados ao Parque do Fórum Braga, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.7. FUTSAL

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

ES Alberto Sampaio

ES Alberto Sampaio

ES Alberto Sampaio

MASCULINO

EB Gualtar

EB Gualtar

EB Gualtar

Transporte

Feminino

- Percurso pedestre (100 metros) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Percurso pedestre (1.200 metros) no dia 29 de junho, da ES Alberto Sampaio para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, da ES Alberto Sampaio para a ES D. Maria II (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, da ES Alberto Sampaio para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

Masculino

- Percurso pedestre (100 metros) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da EB Gualtar para o Fórum Braga (Cerimónia de Abertura) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, da EB Gualtar para a ES D. Maria II (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, da EB Gualtar para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.8. PATINAGEM
 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

Misto

Pav. Municipal das Goladas

EB Dr. Francisco Sanches

ES Carlos Amarante

ES Carlos Amarante

Transportes

- Percurso pedestre (800m) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da ES Carlos Amarante para o Forum Braga (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, do Pavilhão das Goladas/EB Dr. Francisco Sanches para a ES D. Maria II (Noite convívio);

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, do Pavilhão das Goladas/EB Dr. Francisco Sanches para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.9 TÉNIS

 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Complexo da Rodovia

ES Carlos Amarante

ES Carlos Amarante

MASCULINO

Transportes

- Transportes dedicados (autocarro) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da ES Carlos Amarante para o Forum Braga (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, do Complexo da Rodovia para a ES D. Maria II (Noite convívio) e regresso para a ES Carlos Amarante;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, do Complexo da Rodovia para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.10. TÉNIS DE MESA
 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

EB Francisco Sanches

EB Francisco Sanches

EB Francisco Sanches

MASCULINO

Transportes

- Percurso pedestre (100 metros) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da EB Francisco Sanches para o Forum Braga (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, da EB Francisco Sanches para a ES D. Maria II (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, da EB Francisco Sanches para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

6.11. VOLEIBOL
 

LOCAL COMPETIÇÃO

ALOJAMENTO

ALIMENTAÇÃO

FEMININO

Pav. Universidade do Minho

EB Gualtar

EB Gualtar

MASCULINO

Transportes

- Percurso pedestre (1.100 metros) do alojamento/alimentação para a competição e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 29 de junho, da EB Gualtar para o Forum Braga (Noite convívio) e percurso inverso;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 30 de junho, do Pavilhão da Universidade do Minho para a ES D. Maria II (Noite convívio) e regresso à EB Gualtar;

- Transporte dedicado (autocarro) no dia 1 de julho, do Pavilhão da Universidade do Minho para o Parque do Fórum Braga. Chegados ao Parque, depositam a bagagem na “box” da respetiva região e seguem para o Parque da Ponte para o Almoço de Despedida. Terminado o almoço, dirigem-se novamente para o Parque do Fórum Braga, recolhem a bagagem na “box” e colocam na bagageira do autocarro que os transportará de regresso (o mesmo que os transportou para Braga no dia 28).

 

7. INFORMAÇÕES RELEVANTES
7.1. PARTICIPAÇÃO

A fase final nacional destina-se, a alunos do escalão de Iniciados de ambos os géneros. No entanto, consoante os regulamentos específicos de cada modalidade e a forma definida de apuramento para esta fase, poderão participar alunos de outros escalões etários.

Os participantes (alunos e professores) nestes campeonatos obrigam-se a aceitar todas as condições (técnicas e logísticas) disponibilizadas pela organização e a acatar as orientações desta, bem como a estarem presentes em todos os momentos do Programa do Evento (competição, alimentação, alojamento, “transfers”, Cerimónias e programa sociocultural), não podendo ausentar-se, temporária ou definitivamente, sem autorização prévia da comissão organizadora. A não-aceitação ou incumprimento destas normas implica a não participação no evento ou desclassificação na competição. Neste último caso, o(s) alunos(s) é/são convidado(s) a regressar de imediato aos seus locais de origem.

Define-se por Programação do Evento todos os momentos de competição, transferes, cerimónias protocolares e momentos socioculturais definidos e organizados para o evento.

A atitude, a postura competitiva e a participação nestes Campeonatos Nacionais Escolares, deverão pautar-se por uma responsabilidade e um contributo para a promoção de valores do Desporto Escolar: Responsabilidade; Espírito de equipa; Disciplina; Tolerância; e, Respeito.

No decorrer dos Campeonatos Nacionais Escolares, caso seja necessário que um aluno se ausente, por motivos de força maior, o professor responsável pelo mesmo, deverá informar a Organização e o Chefe de Delegação da sua região (DSR) sobre a ausência solicitada, pedindo ao Encarregado de Educação, ou representante legal, a assinatura de um termo de responsabilidade (minuta disponibilizada nas reuniões técnicas).

Todos os alunos e professores deverão ser portadores dos respetivos documentos de identificação.

 

7.2. RECOLHA DE IMAGEM

Durante o evento serão recolhidas imagens (fotos e vídeo) e realizadas entrevistas. Os participantes que não autorizem a recolha de imagens ou entrevistas, deverão manifestá-lo por escrito, junto da organização, em minuta adequada para o efeito e disponível em:

http://desportoescolar.dge.mec.pt/documentacao-0

Assim, sugerimos que cada escola/órgão de direção e gestão, obtenha junto dos encarregados de educação dos alunos participantes a respetiva autorização.

 

7.3. VOLUNTÁRIOS

Os Voluntários estão divididos em 4 categorias:

  • Voluntários de Apoio às Modalidades na instalação desportiva (Voleibol, Basquetebol, ...)
  • Voluntários de Apoio aos Departamentos (Cerimónias, Secretariado, ...)
  • Voluntários Guias das Equipas
  • Voluntários Apoio à Organização (Alunos Universitários)

1- Todas as modalidades vão ter voluntários que apoiam o Coordenador Nacional de Modalidade e a sua equipa em todas as tarefas da sua competição.

2- Existem voluntários que apoiam os vários Departamentos da organização, nomeadamente nas cerimónias e protocolo, alojamento e alimentação, secretariado, na recolha de imagens, entre outros.

3- Em todas as modalidades a organização tem ao dispor Voluntários Guias por equipa (nas modalidades coletivas) e por região (nas modalidades individuais). Estes Voluntários irão receber os participantes no Fórum Braga, encaminhá-los para o respetivo autocarro e acompanhá-los até à sua Escola de Alojamento. Todos os Voluntários Guias estão identificados com uma bandeira no topo da sua mochila e acompanham durante todo o evento a sua equipa ou a sua região. Cada cor corresponde a uma modalidade.

4- Os Voluntários de Apoio à Organização são os alunos do Ensino Superior que vão dar apoio às Escolas de Alojamento e à sua organização.

Todas estas categorias de voluntários se regem pelas orientações que estão compiladas no “Manual do Voluntário”. Este manual foi elaborado e construído com base na experiência e nas dinâmicas implementadas ao longo dos anos, em eventos do Desporto Escolar, e que, para além de uma ferramenta de trabalho nesta Fase Final Nacional, pretende-se que seja uma referência para a vida e para todo o seu percurso escolar.

 

7.4. ACREDITAÇÃO

A acreditação será realizada no Fórum Braga, no horário previsto no Programa Geral e de acordo com o previsto no artigo 2º, nºs 1 e 2 do artigo 4º e artigo 8º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar.

À chegada, as delegações serão encaminhadas para colocarem as bagagens em local adequado e destinado para o efeito, organizado por modalidades.

Só poderão participar no Programa do evento (desportivo e social) os elementos (professores, alunos, voluntários…) acreditados pela organização, devendo, desde o momento da acreditação até ao início da sua viagem de regresso, ser portador do cartão de acreditação sempre bem visível.

Após a acreditação deverão dirigir-se ao autocarro da respetiva modalidade já acompanhados do seu GUIA.

No local junto às bagagens, os professores responsáveis por cada modalidade/alunos, serão recebidos pelo seu Guia de modalidade.

 

7.4.1. ACREDITAÇÃO – Substituições

Quanto à necessidade de substituir alunos (atletas, juízes…), após a data limite das inscrições (20 de junho), essa substituição só será formalizada no momento da acreditação.

Nos desportos colectivos, a substituição de um atleta só poderá ocorrer quando o aluno/atleta substituto estiver inscrito no Grupo/Equipa até ao dia 15 de março de 2018, inclusive.

Nos desportos individuais (no caso de alunos apurados individualmente), além da premissa anterior, a substituição de um aluno terá que ser validada, por escrito, pelo Coordenador Regional. Qualquer substituição só poderá ser formalizada, no dia da acreditação, respeitando o preconizado no dia n.º 2.1 do artigo 1º do Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar.

Todos os participantes irregularmente inscritos, enquanto elementos da comitiva, serão impossibilitados de participar na atividade e de realizarem a respetiva acreditação.

 

7.5. ALOJAMENTO

Todos os participantes serão alojados em escolas, em salas de aula, em regime de acantonamento, pelo que deverão ser portadores de saco cama e outros utensílios julgados convenientes.

Para os banhos e higiene pessoal, deverão utilizar, preferencialmente, os balneários dos locais de competição.

 

7.6. ALIMENTAÇÃO

Todos participantes terão direito às 3 refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), articuladas com os horários e com as características próprias da modalidade, bem como, direito a alguns reforços alimentares considerados importantes pela comissão organizadora (reforço da manhã, reforço da tarde, reforço da noite e, no último dia, reforço de viagem). No dia 28 de junho, não será fornecido almoço mas, aquando da chegada à acreditação, será fornecido o reforço da tarde.

7.6.1. Regimes Especiais

No caso de necessidade de dietas especiais, deverão manifestar essa mesma necessidade até ao dia 22 de junho, para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. identificando o nome do participante, modalidade, género, tipo de dieta, restrições ou intolerâncias alimentares.

 

7.7. INSCRIÇÕES

Todas as inscrições deverão ser submetidas e validadas impreterivelmente até às 23.59h, de 20 de junho.

As inscrições serão realizadas através da Plataforma de Gestão do Desporto Escolar- http://quadrocompetitivo.desportoescolar.min-edu.pt/ - selecionando a área “Campeonatos Escolares” - http://quadrocompetitivo.desportoescolar.min-edu.pt//index.php?Op=4&MT=5 - de acordo com as seguintes orientações:

a) MODALIDADES COLETIVAS

1. Cada escola apurada procederá à inscrição da sua equipa, inserindo todos os elementos que constituem a equipa (professor, praticantes, juízes/árbitros, aluno dirigente) e outras informações adicionais solicitadas. A entrada (login) na Plataforma de Gestão do Desporto Escolar será efetuada com o Código GEPE e a Password da respetiva Escola, utilizada aquando do preenchimento do Plano Final do Clube de Desporto Escolar. No final da introdução dos dados, estes poderão ser exportados;

2. Terminado o período de inscrições a CRDE e a CLDE verificarão a conformidade dos dados, com o seu “Username e respetiva “Password. A CRDE e a CLDE podem exportar os dados;

3. A CRDE, podendo delegar na CLDE, efetua as inscrições dos árbitros/juízes de acordo com a quota atribuída à DSR, inserindo todos os dados e outras informações adicionais solicitadas. Após a inscrição de todos os participantes, deve validar os dados com o seu “Username e respetiva “Password, concluindo o processo e informando a DDE/DGE pelo meio mais expedito. A CRDE e a CLDE podem exportar os dados.

b) MODALIDADES INDIVIDUAIS

1. A CRDE, podendo delegar na CLDE, efetua as inscrições dos participantes nas modalidades individuais, inserindo todos os elementos que constituem a representação DSR (professor, praticantes, juízes/árbitros, aluno dirigente) e outras informações adicionais solicitadas. A entrada (login) na Plataforma de Gestão do Desporto Escolar será efetuada com o nome de utilizador e a Password da respetiva CRDE/CLDE. No final da introdução dos dados, estes poderão ser exportados;

2. A CRDE, podendo delegar na CLDE, efetua as inscrições dos árbitros/juízes de acordo com a quota atribuída à DSR, inserindo todos os dados e outras informações adicionais solicitadas. Após a inscrição de todos os participantes, deve validar os dados com o seu “Username e respetiva “Password, concluindo o processo e informando a DDE/DGE pelo meio mais expedito. A CRDE e a CLDE podem exportar os dados;

3. A CRDE validará a conformidade dos dados e, para concluir o processo de inscrições, deverá proceder ao preenchimento do formulário e enviar à DDE/DGE, através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

7.8 CIDADANIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO DESPORTO ESCOLAR
7.8.1. DESPORTO ESCOLAR SOLIDÁRIO

O Desporto Escolar é muito mais que competição. Proporciona a todos os participantes uma
convivência saudável e espírito de grupo. Tem como missão a promoção de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Este ano continuamos a desenvolver esta iniciativa e pretendemos, dar mais um passo neste caminho.

Vamos ajudar uma Instituição de Solidariedade Social da cidade anfitriã - Braga, através da entrega de bens de primeira necessidade (arroz, massas, enlatados, bolachas…).

O sucesso deste momento está dependente de todos nós.

Assim, apela-se a todos os participantes (alunos, professores e organização) que sejam portadores de um ou mais alimentos (voltamos a referir: arroz, massas, enlatados, bolachas, leite,…, outros) e entreguem ao professor responsável pela comitiva.

Este, durante a acreditação, depositará os alimentos recolhidos no local assinalado como “Desporto Escolar Solidário”.

Na Cerimónia de Abertura, iremos ter um momento em que divulgaremos, na presença do Diretor da Instituição, a quantidade de alimentos recolhidos.

Vamos fazer desta iniciativa um enorme sucesso! Contamos com os vossos contributos!

 

7.8.2. CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Este é o ano zero para tornar os campeonatos escolares de iniciados mais sustentáveis.

A parceria que a Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga – AGERE estabeleceu com o Desporto Escolar prende-se com a iniciativa “Beba água da torneira”.

Segundo a AGERE, “As garantias de qualidade, sustentadas em diferentes avaliações da entidade reguladora do setor, têm sido um objetivo perseguido pela empresa que, desta forma, quer reduzir as probabilidades do consumidor optar por água engarrafada, substancialmente mais cara e com reduzido controlo analítico”.

Mas as novidades não se ficam por aqui, já que o consumo de matérias-primas vai ser evitado a todo custo, tentando banir tudo o que seja descartável. A oferta de uma garrafa reciclável a cada participante (alunos e professores) servirá para uma gestão pessoal quanto às suas necessidades de hidratação e ingestão de H2O. Para o efeito, haverá locais devidamente assinalados para o abastecimento de H2O!

 

7.9. AVALIAÇÃO E CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

A ficha de avaliação é de preenchimento e submissão obrigatório para todos os Professores. No entanto, é nosso desejo alargar esta possibilidade a todos os participantes nos campeonatos nacionais. Deste modo, todos os elementos acreditados, sejam alunos, juízes, voluntários ou organização, estão convidados a preencher o respetivo formulário.

Para o efeito, será disponibilizado um código de acesso que está impresso na credencial (cartão de acreditação) de cada participante e que será a palavra-chave (“password) de acesso os formulário.

No dia 1 de julho, após as 12:00h, poderão aceder a:http://bit.ly/AVALIAÇÃO_Nacionais_Inic_2018

Para preenchimento da ficha de avaliação poderá ser utilizada qualquer plataforma fixa ou móvel (“tablet, “smartphone…). Será obrigatório e condição para a entrega dos certificados de presença, a submissão do formulário por parte dos professores.

No dia 1 de julho, aquando da chegada ao Parque da Ponte, os professores dirigir-se-ão aos elementos do Secretariado Geral para levantar os certificados e/ou formalizar o preenchimento/submissão da ficha de avaliação.

De forma a agilizar o preenchimento da ficha de avaliação, também serão disponibilizados computadores no local do Secretariado-Geral, durante o período do almoço convívio.

Para uma maior rapidez e agilização do levantamento dos certificados é de todo o interesse que o preenchimento/submissão da ficha se concretize antes da chegada ao Fórum Braga.

Os professores têm o direito e o dever, de avaliar o evento e a sua organização, pelo que não poderão iniciar a viagem de retorno sem concluir esta tarefa.

A opinião dos participantes constitui um forte contributo para que se possam alterar procedimentos e no futuro apresentar organizações que correspondam melhor às expectativas de todos.

 

REFLEXÃO FINAL

O que é um herói?

Segundo o dicionário da língua portuguesa um herói é “ um individuo que se destaca por um ato de extraordinária coragem, valentia, força de caráter ou outra qualidade considerada notável”. Por outras palavras, um atleta é um herói.

Em nenhuma definição, em nenhum filme ou nenhuma lenda se viu um herói que fosse violento ou impetuoso. Pelo contrário, um herói - um atleta - é cuidador, é protector, é grandioso para com os outros.

No nosso mundo, os heróis criam-se no desporto, porque é ele que nos faz crescer, que nos torna fortes e tão corajosos e tão honestos. E que nos ensina a viver sem violência e com respeito. Faz-nos avançar sempre mais, todos os dias, contra todas as possibilidades, bocadinho a bocadinho, de desafio em desafio. Preenche-nos em cortesia pelo próximo e em espírito nobre; e mostra-nos o que temos de melhor no pódio, no campo, no jogo ou no simples apoio amigo ao nosso companheiro atleta.

Aliás, ao nosso companheiro herói.

 

 

O Documento Orientador dos Nacionais 2018 para descarregar no formato PDF.

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